Sobre A OIM

Fundada em 1951, a Organização Internacional para as Migrações (OIM) é a organização intergovernamental líder na área das migrações e trabalha em estreita colaboração com parceiros governamentais, intergovernamentais e não-governamentais.

A OIM está empenhada com o princípio de que uma migração humana e ordenada beneficia os migrantes e a sociedade. A OIM trabalha com os seus parceiros da comunidade internacional para apoiar os crescentes desafios operacionais da gestão das migrações, promover o entendimento de questões relacionadas com as migrações, assegurar o desenvolvimento económico e social através das migrações e garantir o bem-estar e os direitos humanos dos migrantes.

Com 173 estados membros, 8 estados com estatuto de observador e escritórios em mais de 100 países, a OIM dedica-se a promover a migração de forma humana e ordenada em benefício de todas as partes envolvidas através da prestação de serviços e aconselhamento aos migrantes, apoio técnico e assessoria aos governos.

Mais pessoas estão em movimento hoje do que em qualquer outro período da história: mil milhão de pessoas ou um sétimo da humanidade. Uma variedade de elementos contribui para o movimento de pessoas nesta escala: novas tecnologias de informação e comunicação, alterações climáticas, catástrofes naturais e provocadas pelo homem, conflitos, tendências demográficas, aumento da população jovem desempregada no mundo em desenvolvimento e as crescentes disparidades socioeconómicas entre o Norte e o Sul globais.

Brochura do Projeto

A OIM trabalha para ajudar a assegurar uma gestão ordenada e humana das migrações, promover a cooperação internacional em questões de migração, ajudar na procura de soluções para os problemas migratórios e prestar assistência humanitária aos migrantes vulneráveis, incluindo refugiados e deslocados internos.

A Constitituição da OIM reconhece a relação entre migração e desenvolvimento económico, social e cultural, bem como o direito de livre circulação.

A OIM trabalha em quatro grandes áreas da gestão das migrações:

Migração e Desenvolvimento Facilitação das migrações
Regulação das Migrações Migração Forçada

As atividades da OIM que abrangem essas áreas incluem a promoção do direito internacional da migração, o debate e orientação política, a proteção dos direitos dos migrantes, migração e saúde e a dimensão de género nas migrações.

Para mais informações sobre a OIM consulte: https://www.iom.int