
O Que É ?
O Apoio ao Retorno Voluntário e à Reintegração é uma das componentes indispensáveis à abordagem compreensiva da gestão das migrações. Tem por objetivo promover um retorno seguro e digno e uma reintegração sustentável para os migrantes que não reúnam condições para ficar nos países de acolhimento e que desejm regressar voluntariamente aos seus países de origem.
No que diz respeito à reintegração no país de origem, a abordagem integrada da OIM define reintegração sustentável da seguinte forma: quando os retornados atingem níveis de autossuficiência económica, estabilidade social nas suas comunidades e bem-estar psicossocial que lhes permita lidar com variáveis de (re)migração.
Quando a reintegração sustentável é alcançada, os retornados são capazes de tomar decisões migratórias por escolha, e não como uma necessidade.
O projeto Mecanismo Complementar Comum para uma Reintegração Sustentável no Brasil (SURE) reforça e complementa os programas de Apoio ao Retorno Voluntário e à Reintegração já existentes e implementados pela OIM em Portugal, Bélgica e Irlanda.
O projeto procura aproximar-se de atores locais – governamentais, não governamentais, privados, entre outros – relevantes nos três estados prioritários de retorno (Minas Gerais, São Paulo e Goiás) para a provisão de apoio a longo prazo em resposta às necessidades dos retornados.
A OIM possui um longo histórico de apoio a migrantes que desejam retornar voluntariamente a seus países de origem.
Conheça os sites do Apoio ao Retorno Voluntário e Reintegração da OIM: