Novidades

Parceiros do projeto SURE: prefeitura de Belo Horizonte

A OIM organizou, no âmbito do projeto Mecanismo Complementar Comum para uma Reintegração Sustentável no Brasil (SURE), uma oficina de formação de formadores e criou a rede de referenciação no apoio à reintegração de brasileiros retornados. De acordo com o diretor de proteção social da secretaria municipal de assistência social, segurança alimentar e cidadania de Belo Horizonte, Regis Spindola, a atividade organizada pela OIM contribui para que atores locais conheçam a temática da migração de retorno e propiciem um melhor atendimento a brasileiros que retornam ao país de origem.

A rede conta com 14 membros formalizados em 5 estados: Goiás, Minas Gerais e São Paulo, que são os principais estados de retorno no Brasil, além de Paraná e Paraíba. 

Parceiros do projeto SURE: prefeitura de Goiânia

A OIM organizou, no âmbito do projeto Mecanismo Complementar Comum para uma Reintegração Sustentável no Brasil (SURE), uma oficina de formação de formadores e criou a rede de referenciação no apoio à reintegração de brasileiros retornados. O secretário municipal de assistência social de Goiânia, Mizair Lemes, elogiou a criação da rede e comentou que a iniciativa pode assegurar uma melhor reintegração dos migrantes brasileiros retornados.

Parceiros do projeto SURE: governo de Minas Gerais

A OIM organizou, no âmbito do projeto Mecanismo Complementar Comum para uma Reintegração Sustentável no Brasil (SURE), uma oficina de formação de formadores e criou a rede de referenciação no apoio à reintegração de brasileiros retornados. Para Ana Carolina Rezende, referência técnica da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (SEDESE), a oficina permite que entidades governamentais trabalhem com a temática e incluam os retornados no processo de construção de políticas públicas.

Parceiros do projeto SURE: Defensoria Pública

A OIM organizou, no âmbito do projeto Mecanismo Complementar Comum para uma Reintegração Sustentável no Brasil (SURE), uma oficina de formação de formadores e criou a rede de referenciação no apoio à reintegração de brasileiros retornados. Defensor público federal com atuação na área das migrações e do refúgio, João Chaves disse que a rede é fundamental para assegurar a proteção e melhor atender migrantes retornados, especialmente os mais vulneráveis. A Defensoria Pública da União em São Paulo também atua na prevenção do tráfico de pessoas e presta informações relacionadas com a contratação de migrantes.

Parceiros do projeto SURE: Projeto Ponte

A OIM organizou, no âmbito do projeto Mecanismo Complementar Comum para uma Reintegração Sustentável no Brasil (SURE), uma oficina de formação de formadores e criou a rede de referenciação no apoio à reintegração de brasileiros retornados. A psicanalista e coordenadora do Projeto Ponte, Liliana Emparan, comentou que a rede é fundamental não só para prestar melhor atendimento aos retornados, mas também para melhorar a articulação entre os profissionais que atuam na área. Com atuação em São Paulo, o Projeto Ponte é formado por uma equipe de psicólogos e psicanalistas e realiza atendimento terapêutico a deslocados internos, refugiados, apátridas e retornados.

Parceiros do projeto SURE: SEBRAE

A OIM organizou, no âmbito do projeto Mecanismo Complementar Comum para uma Reintegração Sustentável no Brasil (SURE), uma oficina de formação de formadores e criou a rede de referenciação no apoio à reintegração de brasileiros retornados. A analista do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Alanni de Castro, destacou a importância da oficina e da rede no apoio a brasileiros retornados que pretendam empreender. O SEBRAE promove o desenvolvimento sustentável de pequenos negócios e o empreendedorismo no Brasil através de ações de assistência técnica e educação financeira. Além disso, o SEBRAE tem experiência no trabalho com o empreendeedor migrante, com iniciativas como o Projeto Remessas. 

Parceiros do projeto SURE: Projeto Resgate

A OIM organizou, no âmbito do projeto Mecanismo Complementar Comum para uma Reintegração Sustentável no Brasil (SURE), uma oficina de formação de formadores e criou a rede de referenciação no apoio à reintegração de brasileiros retornados. O secretário-executivo do Projeto Resgate Brasil, Marco Aurélio de Sousa, afirmou a necessidade de a migração ser segura e de o retorno ser sustentável. Com sede em Goiás, o Projeto Resgate auxilia pessoas vítimas de tráfico e de exploração social e sexual e contribui para o retorno e a reintegração de imigrantes no Brasil. O Projeto Resgate é uma das instituições da sociedade civil eleitas para fazer parte do Comitê Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas do Brasil.

Parceiros do projeto SURE: OBMinas

A OIM organizou, no âmbito do projeto Mecanismo Complementar Comum para uma Reintegração Sustentável no Brasil (SURE), uma oficina de formação de formadores e criou a rede de referenciação no apoio à reintegração de brasileiros retornados. O professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas) e coordenador do Observatório de Migração Internacional de Minas Gerais (OBMinas), Duval Fernandes, comentou a importância do evento e da rede. O professor Duval Fernandes tem vasta experiência na área da Migração Internacional, com artigos publicados sobre temas como migração de retorno e integração de imigrantes.

Parceiros do projeto SURE: ASBRAD

No âmbito do projeto Mecanismo Complementar Comum para uma Reintegração Sustentável no Brasil (SURE), a OIM organizou uma oficina de formação de formadores e criou a rede de referenciação no apoio à reintegração de brasileiros retornados. A consultora Graziella Rocha, da Associação Brasileira de Defesa da Mulher e da Infância da Juventude (ASBRAD), comentou a importância do evento e a atuação da ASBRAD. Sediada em Guarulhos, São Paulo, a ASBRAD desenvolve projetos de apoio a vítimas de violência doméstica e sexual, vítimas do tráfico de seres humanos, idosos vítimas de violência, além de promover iniciativas de execução de medida socioeducativa aplicadas a adolescentes em conflito com a lei e de defesa das crianças e adolescentes.

OIM lança vídeo sobre oficina no Brasil

A OIM lança vídeo sobre a oficina de formação de formadores parte do projeto Mecanismo Complementar Comum para uma Reintegração Sustentável no Brasil (SURE). A oficina reuniu 26 atores públicos, privados e da sociedade civil dos estados brasileiros de Minas Gerais, São Paulo e Goiás e teve por objetivo sensibilizá-los sobre a realidade do retorno para o Brasil.