A OIM Portugal organizou a segunda reunião do grupo de trabalho parte do projeto Mecanismo Complementar Comum para uma Reintegração Sustentável no Brasil (SURE). No encontro, realizado em novembro, participantes discutiram a abordagem da OIM para a Monitorização e a Avaliação (M&E), ferramentas metodológicas para medir a sustentabilidade da reintegração como o Reintegration Sustainability Survey da OIM, assim como boas práticas, desafios e recomendações.

A reunião teve a presença de 40 participantes da OIM (sede, escritório regional de Bruxelas, escritório regional de Buenos Aires, Portugal, Irlanda, Bélgica, Brasil, Geórgia, Finlândia, Grécia e Alemanha), parceiros estatais (como o SEF e a FEDASIL) e da sociedade civil e membros da academia. Além dos parâmetros da OIM para M&E e do projeto SURE, foram apresentados os projetos ORION, StartHilfePlus e a primeira publicação da Sustainable Reintegration Knowledge Bites Series da OIM.

A primeira reunião do grupo de trabalho centrou-se em mecanismos de referenciação e em como criar relações de confiança com beneficiários e atores locais, vulnerabilidades e a aplicação de boas práticas de reintegração ao contexto brasileiro.