
Como parte do projeto Mecanismo Complementar Comum para uma Reintegração Sustentável no Brasil (SURE), a OIM Portugal organizou um grupo de trabalho com ênfase no modelo complementar comum implementado pelo projeto. No âmbito do encontro, foram realizadas discussões de acordo com a abordagem integrada da OIM para a reintegração, assim como boas práticas de reintegração desenvolvidas em diferentes contextos.
O evento teve a presença de 31 participantes da OIM (sede, escritório regional de Bruxelas, escritório regional de Buenos Aires, Portugal, Irlanda, Bélgica, Alemanha, Grécia e Brasil), parceiros estatais e da sociedade civil e membros da academia. Ao longo de duas tardes, oradores e participantes conheceram o projeto SURE e discutiram a assistência à reintegração de acordo com as dimensões económica, social e psicossocial, além de desafios e oportunidades relacionados.
Eles também participaram de sessões de discussão em grupo centradas em mecanismos de referenciação e em como criar relações de confiança com beneficiários e atores locais, vulnerabilidades e a aplicação de boas práticas de reintegração ao contexto brasileiro.
Uma nova reunião do grupo de trabalho ocorrerá em outubro e destacará indicadores para medir e monitorizar a sustentabilidade da reintegração, exemplos de políticas públicas que influenciam a implementação deste e de outros projetos, intercâmbio de conhecimentos sobre reintegração comunitária e estrutural, além de boas práticas desenvolvidas no âmbito do SURE que possam ser partilhadas com a OIM e instituições parceiras.