A Organização Internacional para as Migrações (OIM) lançou o vídeo do projeto Mecanismo Complementar Comum para uma Reintegração Sustentável no Brasil (SURE). O vídeo contém informações sobre o trabalho e a experiência da OIM em assegurar uma reintegração mais informada e sustentável para migrantes retornados.

O vídeo também traz depoimentos de participantes da oficina de formação de formadores organizada pela OIM em São Paulo no mês de outubro. Durante a ocasião, entidades da sociedade civil, privadas e governamentais partilharam experiências e integraram a Rede de Referenciação no Apoio à Reintegração de Brasileiros Retornados parte do projeto.

Retorno voluntário

A OIM possui um longo histórico de apoio a migrantes que desejam retornar voluntariamente a seus países, atendendo, somente no ano de 2018, mais de 63 mil migrantes de 169 origens. Alguns desses recebem apoio financeiro e técnico para se reintegrarem, e a maioria utiliza o recurso para abrir (ou reabrir) um pequeno negócio ou investir em capacitação educacional e profissional.

O projeto SURE é coordenado pela OIM Portugal, financiado pelo Asilo, Migração e Fundo para a Integração (AMIF) e co-financiado pela Imigração e Fronteiras Serviço Português (SEF). Assista ao vídeo: