A OIM Portugal publicou um Vídeo sobre o Mecanismo Complementar Conjunto para Reintegração Sustentável no Brasil (SURE), um projeto iniciado em 2019. Isso mostra que o Brasil está entre os principais países de origem de repatriados vindos de Portugal, Bélgica e Irlanda.

O vídeo apresenta Bérbara Borrego (OIM Portugal), Guilherme Otero (OIM Brasil), Jennifer Alvarez (Departamento de Políticas para Imigrantes e Promoção do Trabalho Decente, Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Município de São Paulo) e dois retornados que retornaram ao Brasil com o apoio da OIM.

Em 2018, os brasileiros representaram 92,9% do número total de migrantes que decidiram voltar de Portugal para o país de origem. De 2016 a 2018, mais de 2 mil brasileiros retornaram ao seu país apoiado pelo regresso voluntário assistido da OIM e programas de reintegração (AVRR).

SURE é coordenado pela OIM Portugal, financiado pelo Asilo, Migração e Fundo para a Integração (AMIF) e co-financiado pela Imigração e Fronteiras Serviço Português (SEF). Assista ao vídeo:

Reintegração no Brasil

A OIM contribui para uma reintegração mais informada e sustentável de retornados brasileiros ao Brasil, reforçando e complementando o apoio prestado pelos programas de Apoio ao Retorno Voluntário e à Reintegração já existentes e implementados pela OIM em Portugal, Bélgica e Irlanda. Conheça o projeto Mecanismo Complementar Comum para uma Reintegração Sustentável no Brasil (SURE), iniciado em 2019.

Publicado por OIM Portugal em Terça-feira, 18 de junho de 2019