A OIM realizou o lançamento do projeto Mecanismo Complementar Comum para uma Reintegração Sustentável no Brasil (SURE) a 25 de Março, em Lisboa.

O Mecanismo irá reforçar e complementar o apoio prestado pelos programas de apoio ao retorno voluntário e à reintegração (AVRR) já existentes e implementados pela OIM em Portugal, na Bélgica e na Irlanda. SURE foca-se nos três principais Estados de retorno de cidadãos brasileiros nos últimos anos, nomeadamente Goiás (32,84%), Minas Gerais (16,36%) e São Paulo (15,24%).

Entre seus objetivos está o fortalecimento da ligação entre o aconselhamento pré-partida e o apoio pós-chegada e a criação de um mecanismo de coordenação e referenciação que irá potenciar um retorno seguro e uma reintegração mais sustentável dos migrantes retornados no Brasil.

A reunião teve lugar no Hotel Olissipo e contou com um total de 17 participantes com a participação de funcionários de OIM Portugal, OIM Brasil, OIM Bélgica, OIM Irlanda, Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), Departamento de Justiça e Igualdade da Irlanda, Projeto Resgate de Goiás, Prefeitura de São Paulo e Prefeitura de Minas Gerais.